Prefeitura da Capital promove ações contínuas voltadas à educação e paz no trânsito

-

Com o objetivo de conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no trânsito, a Prefeitura de João Pessoa promove ações ao longo de todo o ano, por meio de campanhas contínuas. Dentre elas, existem os projetos Semob nas Ruas, Amando o próximo no trânsito, Agentes Mirins, Compartilhando Espaços e Vagas Especiais, além das campanhas nacionais, como Maio Amarelo e Semana Nacional de Segurança no Trânsito.
Essa conscientização é mais que necessária, já que, segundo dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), de janeiro a agosto de 2021, foram autuados 6.085 infratores por avanço do sinal vermelho, além de 7.472 vítimas feridas e 76 mortes em acidentes de trânsito. Em 2020, foram 1.278 acidentes em cruzamentos, por motivos variados. Com relação ao número de vítimas, foram 10.830 pessoas foram feridas e 49 chegaram à óbito.
Os cruzamentos que concentram o maior número de acidentes são os da Avenida Epitácio Pessoa com o da Avenida Senador Ruy Carneiro, no bairro Tambauzinho; Rua Diógenes Chianca com a Rua Cel Augusto Fernandes Maia, em Água Fria; além da Rua Eutiquiano Barreto com a Avenida Sapé, em Manaíra.
O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, George Morais, destaca o empenho nas campanhas e nas ações, tanto individuais, quanto conjuntas, no sentido da redução da violência no trânsito. “A segurança no trânsito é uma das prioridades da Semob-JP. Investimos na ampliação do monitoramento. No início da gestão, eram 70 câmeras de monitoramento, hoje são 85. Investimos mais de 600 mil reais, tanto na sinalização horizontal, a exemplo de faixas de pedestres, alertas, eixos, como na vertical, com a colocação de placas de sinalização. Além do investimento nas campanhas, como a campanha do Maio Amarelo, no sentido de promover a segurança viária”, explicou George Morais.
De acordo com Gilmara Branquinho, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died), as ações educativas são realizadas em locais diversos, sendo mais comuns nos corredores principais e avenidas com maior fluxo de tráfego dos bairros. Nestas atividades, os motoristas e pedestres são abordados pelos educadores e recebem orientações de segurança no trânsito e material educativo.

Fonte: Secom-PMJP

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui