PUBLICIDADE

TJPB comemora 130 anos com investimentos em tecnologia e vivencia a ‘Era 100% Digital’

O Tribunal de Justiça da Paraíba completou 130 anos de fundação, neste 15 de outubro. Sob a Presidência do desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, a Corte de Justiça comemora a eficiência, com tramitação processual totalmente eletrônica, por meio do sistema PJe, e já incorporada ao Juízo 100% Digital, que possibilita ao cidadão se valer de tecnologia para ter acesso ao Judiciário sem precisar comparecer fisicamente nos Fóruns.

blank “É com muita alegria que comemoramos os 130 anos do Tribunal, que tem relevantes serviços prestados à população. O acesso à Justiça se expandiu, o Poder Judiciário melhorou e entramos na era digital”, afirma o Presidente.

Em sua trajetória, o Tribunal de Justiça saiu do bico de pena, quando possuía cinco desembargadores, à máquina de datilografia, ao computador e ao sistema eletrônico, com a internet, nos dias atuais.

blankPossui, agora, 19 desembargadores, dos quais três compõem a Mesa Diretora, formada no biênio 2021/2022 pelo Presidente, desembargador Saulo Benevides, a Vice-Presidente, esembargadora Maria das Graças Morais Guedes, e o Corregedor-geral de Justiça, desembargador Frederico da Nóbrega Coutinho.

Ao assumir a Presidência em fevereiro deste ano, o desembargador Saulo Benevides assegurou investimentos na área de tecnologia, principalmente em ferramentas que ampliassem o atendimento ao público, até mesmo para superar as restrições impostas pela pandemia da Covid-19

Salas Virtuais de Atendimento a Distância (SATJ) passaram a funcionar em diversos Fóruns. Ao inaugurar o Balcão Virtual, por exemplo, o Presidente do Tribunal afirmou que era preciso ter um olhar social e criar alternativas que garantissem às pessoas mais humildes formas de buscar a Justiça nesse tempo de pandemia da Covid-19.

Superação

A Justiça não parou e modernizou-se ainda mais para garantir o atendimento à população. Juízes passaram a usar redes sociais na prestação de serviço, devido à impossibilidade do comparecimento aos Fóruns. Celulares de magistrados, de juízes-diretores e de gerentes de unidades judiciais foram amplamente divulgados.

Atitude

Até o final deste ano, o TJPB deve descartar e enviar para reciclagem mais de 70 mil processos físicos, que foram digitalizados e inseridos no sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe).

A cultura da conciliação foi estimulada, na atual gestão, com a instalação de novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), formação de conciliadores e a instituição do Gabinete Virtual, criado para auxiliar a prestação jurisdicional nas unidades judiciárias com grande volume processual.

Patrimônio

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), desde 26 de agosto de 1980, atualmente, o Palácio da Justiça encontra-se em ampla reforma. Nesse período os gabinetes de Desembargadores e das Salas de Sessões do Pleno e das Câmaras foram transferidos para o Anexo Administrativo.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.