Dois pilotos de avião fizeram notificações no sistema oficial da Aeronáutica, nos últimos três meses, alertando sobre os riscos de antena e torre de energia, sem iluminação, próximo ao aeródromo de Caratinga (MG) — para onde iria o avião que levava a cantora Marília Mendonça.
Os relatos oficiais constam no sistema público do DECEA (Departamento de Controle Espaço Aéreo), da Aeronáutica.
A Cemig (companhia energética de Minas Gerais) informou, em nota, na noite dessa sexta-feira (5), que o avião em que estava Marília Mendonça se chocou com fios de alta tensão na região próxima onde ele caiu. Testemunhas confirmaram ter visto o choque.
Os relatos dos pilotos foram feitos no quadro de avisos aos aeronavegantes, o chamado Notam (que é um documento para divulgar, de forma antecipada, informação de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação).
A primeira notificação, de 6 de julho, cita que há um obstáculo (antena). Para isso, ele usa os termos “NEG LGTD”, que quer dizer um objeto de forma não autorizada e não iluminada.
O relato diz que isso viola o plano básico de zona de proteção. A notificação ainda traz as coordenadas exatas.
Fonte: Uol