Covid-19: Estudo aponta que não vacinados têm 16 vezes mais risco de morte

-

Um estudo realizado na Austrália apontou que 63% dos infectados pela variante Delta, entre os meses de junho e setembro deste ano, não haviam sido imunizados. De acordo com o relatório australiano, as pessoas não vacinadas contra a Covid-19 possuem 16 vezes mais probabilidade de precisar de UTI ou até morrer pela infecção.

O estudo foi realizado no estado Nova Gales do Sul (NSW), onde as autoridades pedem à população para que se vacine. De acordo com o departamento de saúde de NSW, apenas 11% de 412 pessoas que morreram no surto da variante Delta foram totalmente vacinadas. A idade média dessas vítimas era 82 anos.

- Continua depois da Publicidade -

Aproximadamente 3% das pessoas que precisaram de UTI receberam duas doses de vacina, enquanto mais de 63% dos 61.800 casos detectados entre 16 de junho e 7 de outubro foram de pessoas não vacinadas.

As descobertas do relatório estavam de acordo com os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos que informou, em setembro, que pessoas não vacinadas tinham 11 vezes mais probabilidade de morrer por Covid-19 do que as totalmente vacinadas.

Situação na Austrália

A Austrália começa a voltar à rotina, com flexibilizações, após as duras restrições sociais devido ao surto da variante Delta, em junho. Antes disso, o país permanecia praticamente livre do vírus neste ano.

As cidades mais atingidas pelo vírus (Camberra, Sydney e Melbourne) estão em processo de flexibilização depois de ultrapassar as metas de vacinação de 70% e 80%. A situação em Nova Gales do Sul, onde fica Sydney, estabilizou após a cobertura da primeira dose atingir quase 94% da população acima de 16 anos.

Mais da metade do total de 1.841 mortes na Austrália e cerca de 87% de seus quase 183 mil casos de infecção na pandemia são causados pela Delta. No entanto, a taxa de mortalidade é menor do que no ano passado justamente devido ao aumento nas vacinações desde julho.

Redação com Reuters

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui