PUBLICIDADE

Covid-19: Brasil registra maior queda na média móvel de óbitos

O Brasil registrou nesta terça-feira (9) uma redução de 31,24% na média móvel de óbitos por Covid-19 em relação aos 14 dias anteriores. Esse foi o maior recuo desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde.

Se comparado com o registrado no pico da pandemia, em 19 de abril, a diminuição da média móvel de óbitos é de 91,62%.

Na última segunda-feira (8) foi o terceiro dia consecutivo em que o país obteve a menor média móvel de óbitos pela doença em todo o ano de 2021.

Nove estados e o Distrito Federal não registraram óbitos por Covid-19.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o cenário de diminuição das contaminações se deve à Campanha de Vacinação, que atingiu nesta terça-feira a marca de mais de 279 milhões de doses aplicadas e quase 88,8% da população-alvo vacinada com a primeira dose.

“Hoje, temos um grande número de brasileiros com a primeira dose e estamos prestes a ultrapassar mais de 70% da população-alvo completamente vacinada. Avançamos com quase 10 milhões nas doses de reforço. E o resultado é isso: vários estados e municípios sem nenhum registro de óbito”, disse o ministro.

A vacinação contra a Covid-19 atinge 69,5% da população com as duas doses ou dose única do imunizante. Cerca de 10 milhões de pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos já receberam a dose adicional ou de reforço. A partir desta terça-feira, o Ministério da Saúde vai distribuir mais 1,2 milhão de vacinas para o reforço.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país aplicou mais de 13 milhões de doses em crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. Nesse público, a recomendação é que o imunizante da Pfizer seja utilizado, pois é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para essa faixa etária.

Balanço

Segundo o governo federal, já foram distribuídas mais de 344 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, mais de 279 milhões foram aplicadas.

Vacinação em 2022

Para o próximo ano, o governo federal informou que garantiu mais de 354 milhões de doses: 100 milhões da Pfizer e 120 milhões da AstraZeneca e mais 134 milhões de vacinas, remanescentes da campanha de 2021, que serão utilizadas no próximo ano.

Redação com Agência Brasil

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.