Lidar com as emoções às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é nada fácil! Mas é preciso aprender a controlar-se para que o estado emocional não interfira no resultado do exame. Este ano, diante das dificuldades causadas pela pandemia e as polêmicas envolvendo o Enem, a situação fica ainda mais complicada para quem está sendo avaliado. Dicas de especialistas em saúde metal podem ajudar bastante ao estudante nessa reta final.
De acordo com a psicóloga Marina Lima, é comum que em alguns momentos o estudante sinta-se mais inseguro, ansioso, nervoso e até agitado.
“Quando a pessoa fica nervosa, sob fortes emoções, se concentra menos e não consegue raciocinar direito, portanto, é preciso relaxar antes do exame”, frisa.
Fazer o que se gosta é uma recomendação da psicóloga. “Pelo menos um dia antes da prova é relaxar e fazer algo que se gosta. Não adianta intensificar os estudos dias antes, porque só vai aumentar a angústia e a ansiedade”.
A terapeuta Aline Rodrigues diz que silêncio e atenção à respiração podem ajudar. “Ficar ansioso diante da prova é normal. Dar frio na barriga, bater uma certa agonia, porém, não se pode deixar essas sensações dominar. É preciso parar tudo e se acalmar”.
Aline explica que exercícios de respiração ajudam a equilibrar a mente e o corpo. Eles podem ser praticados não só nos momentos de nervosismo, mas nos intervalos de estudos, antes de dormir ou pouco antes de começar a prova do Enem.
“Procure um lugar calmo e inspire por quatro segundos, depois segure o ar por dois segundos e solte-o em quatro segundos. Repita esse exercício algumas vezes, por uns cinco minutos. Vá sentindo, devagar, cada pedacinho do seu corpo se reequilibrando”, orienta.
A terapeuta recomenda que o candidato pratique meditação, yoga, caminhada ou qualquer outra atividade que o deixe mais relaxado pelo menos dois dias antes das provas.
Beber água e comer um pedaço de chocolate antes de começar o exercício também é recomendado. Segundo Aline, o corpo vai entender que foi alimentado e hidratado, causando um bem-estar. Inclusive, alimentação leve e boas noites de sono nas vésperas também ajudam no equilíbrio das emoções.
A organização é outro ponto importante. As especialistas dizem que, deixar a documentação e o material que será usado na prova separados com antecedência, trará tranquilidade ao candidato.
E as roupas? É fundamental lembrar que a prova dura horas, então, use algo confortável. Já imaginou estar usando aquela calça apertada na hora de fazer um cálculo difícil?
Provas do Enem 2021
O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Este ano, mais de 3 milhões de estudantes em todo o país farão as provas.
No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.