Peregrinação da imagem de N. Sra. da Penha pela Capital começa às 14h30

-

Neste sábado (27), a partir das 14h30, será realizada a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Penha pelas ruas de João Pessoa, como parte da programação da 258ª Festa da Penha.

Pelo segundo ano consecutivo, para evitar aglomerações devido a Covid-19, os fiéis não poderão acompanhar o trajeto a pé (nem de carro). No entanto, eles podem observar de longe a santa durante a passagem em seu bairro.

- Continua depois da Publicidade -

A peregrinação de Nossa Senhora da Penha fará paradas rápidas em seis locais pontuais para oração por profissionais da saúde e enfermos. O trajeto terá o seguinte esquema: saída do Santuário, passagem pelo Hospital do Valentina, UPA Cruz das Armas, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Jaguaribe), Hospital Santa Isabel (Tambiá), UPA Jardim Oceania (Bessa), UPA Bancários e retorno ao Santuário. Veja melhor o percurso pelo link https://arquidiocesepb.org.br/vai-comecar-a-festa-da-penha-2021/.

Trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) planejou um esquema especial de trânsito para a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha pela Capital.

Desde às 6h foi proibido estacionar na região do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Apenas moradores têm passe livre com os veículos, contendo os adesivos padronizados distribuídos pela Semob-JP.

Somente os veículos oficiais poderão acompanhar a passagem da imagem pelas ruas, a exemplo de viaturas da Semob-JP, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Missa Campal

Por volta das 20h, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, presidirá a missa que será celebrada no campo onde acontece o encerramento da peregrinação, no bairro da Penha. O local estará todo cercado, com entradas controladas para garantir o acesso das pessoas com o uso correto da máscara, verificação da temperatura e higienização das mãos.

No espaço serão colocadas duas mil cadeiras, com distância estabelecida pelos órgãos públicos de saúde e segurança sanitária. Não haverá inscrição ou senha para esta missa, sendo o espaço preenchido de acordo com a ordem de chegada das pessoas. A missa campal também será transmitida pelo canal do Santuário no Youtube.

No domingo (28)

O Santuário realizará missas às 07h, 09h, 11h, 15h e 17h. Todas elas também terão o controle de lotação do templo. O uso de máscara continua obrigatório.

Do dia 20 até a sexta-feira (26), foram realizadas missas no Santuário, que recebeu uma nova imagem de Nossa Senhora da Penha, feita em madeira, sendo esta a utilizada na peregrinação deste ano. A entronização solene desta imagem será feita no domingo (21), na missa das 9h, que será presidida pelo Secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui