PUBLICIDADE

Simpatias na virada do ano ainda é tradição forte para muitas pessoas

Por Kelyanne Carvalho

Quem nunca sentiu ao menos “uma pontinha de vontade” de usar uma roupa de cor específica, pular sete ondinhas, jogar flores no mar, priorizar ou evitar certas comidas, que atire a primeira pedra… Para alguns, pode parecer besteira; mas, para muita gente, a tradição de fazer simpatias na virada do ano ainda é muito importante. E, em se tratando de um ano mais difícil, devido a pandemia, a vontade de apostar no misticismo fica ainda maior.

As simpatias de Ano Novo podem envolver cores de roupas, comidas, oferendas à rainha do mar (iemanjá), etc. O fato é que réveillon sem simpatia, para algumas pessoas, é prejuízo na certa!

blankA vendedora Vivi Costa faz simpatias todo fim de ano. A que mais acredita é quanto a roupa a ser usada na virada (incluindo a lingerie). Ela escolhe a cor a depender do objetivo do ano.

“Esse costume das roupas é tão forte que o branco é até hoje a cor mais procurada nas lojas no final do ano. Mas, eu, reflito sobre o ano que passou e costumo usar a roupa de acordo com o que mais estou precisando. O branco que chama paz, o amarelo ou dourado que atraem dinheiro e o vermelho e o rosa que são paixão e amor, geralmente são minhas cores escolhidas. E mais: a roupa e acessórios têm que ser tudo novo para trazer coisas novas”, conta.

E sabe aquele homem que diz que é crendice e critica a mulher dizendo que isso é coisa de gente besta?! Pois é! Mas na “hora H”, ele mesmo escolhe o branco para atrair paz, segundo revela Vivi sobre o namorado Carlos, que reclama por ela ser “briguenta”. A vendedora ainda disse que coloca dinheiro escondido no bolso da bermuda dele (para atrair mais dinheiro).

Juliana Lima compra todo ano uma calcinha amarela e amarra uma fitinha no soutien. Ela acredita que ajuda a dar sorte no amor.

blankJá a enfermeira Flávia Silva tem “cisma” com as comidas do fim do ano. “Não como nada que cisca para trás, a exemplo de frango ou peru, nem que ande para trás, como o caranguejo. Isso dá azar. Arrisco no que traz prosperidade: comer carne de porco pode porque é um animal que fuça para frente. Aí tem também: 12 uvas (uma para cada mês do ano e fazendo um pedido), romã, uva-passa, pêssego, figo, tâmara, nozes, castanhas, avelãs e, na minha primeira refeição do ano, tem que ter lentilhas. E só tomo espumante na virada. Minha ceia de Ano Novo é toda voltada para as simpatias”, afirma.

Enfim, superstição ou não, as simpatias para o Ano Novo são inúmeras. Cada um tem a sua. Se você nunca fez ou não conhece nenhuma “receita da sorte”, mas, este ano quer arriscar, saiba que a internet está cheia delas. Dá uma pesquisada como funcionam e escolha a que mais se identifica. O que vale é atrair boas energias para o ano vindouro. Depois disso, é ter fé na prosperidade! E um feliz 2022!

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.