O ex-vereador e ativista Tavinho Santos disse, nesta quinta-feira (17), que o que está ruim pode se tornar um caos em pouco tempo no que diz respeito ao trânsito em João Pessoa. “Caso não sejam adotadas medidas estruturantes para o transporte em João Pessoa no presente, o caos urbano tende a piorar nas próximas décadas”, avalia.
De acordo com o ativista é importante que o transporte de pessoas seja planejado, concebido e executado como parte de uma infraestrutura de mobilidade ampla, inclusive, porque o transporte sobre trilhos (VLT) traz outro benefício embutido, de caráter ambiental.
Tavinho informa que o sistema VLT ocupa vinte vezes menos espaço físico do que outras opções de mobilidade, além de favorecer a redução de emissão de gases poluentes. Ele acredita que tornar real um transporte urbano sobre trilhos de alta qualidade é uma tarefa não só necessária como totalmente factível .
“João Pessoa, com quase um milhão de habitantes, não é concebível manter esse atual sistema de transporte, sem conforto, pontualidade e com superlotação. Urge, portanto, iniciar a implantação do VLT”, finaliza.