A partir desta quinta-feira (23) a sociedade civil poderá se manifestar sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. Isso será feito através de uma consulta pública promovida pelo Ministério da Saúde. O prazo para a população participar é até o dia 2 de janeiro de 2022.
O documento sobre a consulta pública foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22).
As contribuições devem ser enviadas por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/saude/pt-br. Nessa página, está disponível a documentação relativa à consulta pública, conforme publicado no Diário Oficial da União.
A vacina da Pfizer para essa faixa etária foi autorizada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo os estudos demonstrado uma eficácia de 90,7% contra o coronavírus. Mas, após essa aprovação, diretores e servidores da Anvisa passaram a receber ameaças de morte. Por isso, a agência pediu investigações e proteção policial para os ameaçados.
Após a polêmica do presidente Jair Bolsonaro (que é contra a vacinação das crianças) ameaçar divulgar o nome das pessoas que aprovaram a vacina, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou no último dia 18 que a decisão do governo sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos será tomada no dia 5 de janeiro, após audiência e consulta públicas.
Segundo Queiroga, a autorização da Anvisa não é decisão suficiente para viabilizar a vacinação para esse grupo. “A introdução desse produto dentro de uma política pública requer uma análise mais aprofundada. E, no caso de imunizantes, a análise técnica é feita com o apoio da Câmara Técnica Assessora de Imunizações”, disse.
Atualmente a vacinação alcança adolescentes a partir de 12 anos.