PUBLICIDADE

Transportar passageiros em mototáxi é proibido na Capital e empresa é notificada

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) notificou a empresa 99Moto quanto a proibição do serviço na Capital. Segundo o órgão, o transporte de passageiros em motocicletas de forma remunerada é ilegal.

O documento alerta que: “Neste sentido, informamos que, em havendo descumprimento das normas municipal e federal, serão aplicadas as medidas legais cabíveis aos condutores, tais como multa e remoção da motocicleta, dente outras sanções legais previstas”.

O serviço foi anunciado na última sexta-feira (7) e passaria a funcionar a partir desta terça-feira (11).

A empresa alega a vantagem do baixo custo de compra do veículo e o menor consumo de combustível, sendo capaz de fazer até 50km com um litro de gasolina. Com isso, o 99Moto pode ser até 30% mais barato para os passageiros do que viagens de carros. Devido a ocupar menos espaço, a moto permite ainda uma maior flexibilidade de acesso a regiões menos estruturadas.

O 99Moto é acionado pelo app da 99 da mesma forma que a solicitação de corridas com automóveis. A previsão era de que as primeiras cidades a serem atendidas seriam Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Sorocaba (SP), Sobral (CE) e Teresina (PI). No entanto, aqui na Capital paraibana, o funcionamento deste serviço não está permitido.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.