A Paraíba deve enfrentar dias mais difíceis nestes próximos dois meses. É que a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é de um pico de internados com Covid-19 agora em fevereiro e um alto número de mortes e de infecções pela Ômicron em março. O alerta foi feito pelo secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, durante entrevista a uma rádio da Capital paraibana nesta segunda-feira (31).
O gestor disse que o número de mortes pela doença cresceu em média 10 vezes na Paraíba.
“Tudo o que a gente já incorporou de modelos de projeção de tentar desenhar o cenário, especialmente com a metodologia da Universidade de Oxford, mostra para nós um pico de casos de Ômicron em 13 de março, um pico de vidas perdidas em 22 de março e um pico máximo de pessoas internadas no dia 21 de fevereiro. Isso mostra que nosso percurso para frente é de alguns dias de dificuldade. Mas a gente pode reverter essa tendência”, frisa o secretário.
Para reverter essa triste expectativa, Daniel Beltrammi orientou que as pessoas busquem ficar em casa nos fins de semana. Caso tenha febre, dor de cabeça e outros sintomas gripais, a população deve acionar o Alô Saúde pelo número 3211-9844, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para receber orientações.