Por Valter Nogueira
A primeira vista, há ainda muito tempo para as eleições deste ano. Porém, o tempo voa! Dia desses o governador João Azevêdo (Cidadania) iniciava o seu primeiro mandato, hoje se depara com as pressões da já deflagrada campanha eleitoral, na qual está em jogo a sua reeleição.
Entre as preocupações, destaque para a possibilidade de ter que perder um forte aliado, presidente de um tradicional partido, o MDB – hoje no arco de alianças de apoio ao governo. Falo do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que sinaliza possibilidade de ser candidato a governador.
A questão não é enfrentar este ou aquele candidato, até porque em eleições ninguém se dá ao luxo de escolher adversários. O problema será reparar o desfalque no arco de alianças, ao tempo de enfrentar um nome de peso no atual cenário político.
Competitividade
Caso o senador decida ser candidato ao governo, tem condições de se tornar, em pouco tempo, o mais forte adversário de João Azevêdo nas urnas.
Veneziano é jovem, bom de oratória e filho de Campina Grande. E, o mais importante, pode atrair para si o apoio do PT, com Lula em palanque pedindo votos em seu favor.
De quebra, terá inevitavelmente apoio do grupo liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho.
Sinal
Veneziano Vital ainda não disse com todas as letras que será candidato, é fato! Porém, seus movimentos sinalizam lançamento de pré-candidatura a qualquer momento.
O sinal mais recente foi dado pelo próprio parlamentar, em suas redes sociais. Por meio destas, Veneziano informou que está escutando e dialogando com amigos e aliados, chegando a declarar que tal possibilidade pode ocorrer.
Ainda nas redes sociais, ao responder a um questionamento, Veneziano foi mais direto: “Fiquem cientes, queridos amigos e amigas, que concluído o democrático processo de ausculta estaremos informando. A possibilidade é plena”.