PUBLICIDADE

Efeitos preliminares da pesquisa Datavox

Por Valter Nogueira

Após pequeno período de turbulência, com especulações de passos em falso na seara governista, a pesquisa Datavox publicada nesta segunda-feira (7) no portal PBagora chega como que bons ventos ao projeto de reeleição do governador João Azevêdo, no que pese ter muita água pra rolar por debaixo da ponte até as eleições.

Até outubro, teremos pesquisas para todos os gostos!

Primeiro, os números revelam que a pré-candidatura de João Azevêdo continua na crista da onda, por assim dizer.

O fato volta a reabrir portas e janelas para consolidação de imimentes alianças robustas em torno do nome do governador, incluindo no pacote o presidenciável Lula.

Segundo, não causa surpresa Pedro aparecer em segundo lugar. Ele carrega consigo a força e a tradição da assinatura Cunha Lima.

Terceiro, Veneziano Vital aparece com pontuação baixa; assessores advogam a ideia de que o percentual é bom, se levado em conta que o senador não é (ainda) pré-candidato.

De fato, o senador Veneziano ainda não bateu o martelo se será ou não candidato a governador da Paraíba, pelo MDB.

Por fim, aprecem os “cacarecos”, como diria o jornalista Wellington Farias. São eles: o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%; Nilvan Ferreira (PTB), com 3,2%. A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) aparece com 1%.

Detalhe

Indecisos: 20,3%; Branco ou nulo: 8,1%. Nestes últimos dados, não é difícil de imaginar que os candidatos precisam direcionar o foco para os indecisos.

Última

No geral, e ante os números revelados, a pesquisa conspira em favor da reeleição do governador João Azevêdo.

Os dados chegam como oxigênio novo a estimular a ala governista no processo de pavimentação da estrada de recondução de João ao Palácio da Redenção.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.