Estudantes das universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Estadual da Paraíba (UEPB) e, também, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) estão organizando mobilizações cobrando o retorno das aulas presenciais nas instituições. Os movimentos estão programados para acontecer nesta quinta-feira (10), sexta-feira (11) e na próxima semana, dia 17 de fevereiro.
Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, as unidades de ensino superior ainda não voltaram com as aulas no modelo presencial ou híbrido.
Na UFPB, o movimento está programado para acontecer amanhã (11), em frente a Reitoria da universidade, no campus I da instituição, em João Pessoa, com concentração a partir das 8h. Por volta das 9h está programada a reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição que vai discutir o calendário sobre as aulas na instituição.
Já na UEPB, o movimento está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (11), nos campi de Catolé do Rocha, no Sertão, com concentração prevista para acontecer às 9h, em frente ao campus IV.
Em Campina Grande, a concentração está marcada para 15h, em frente a Reitoria.
IFPB
No IFPB, estão sendo realizadas, nesta semana, rodadas de conversa com a comunidade acadêmica em cada campus. Na próxima segunda-feira (14) será realizada uma assembleia geral com todos os estudantes de forma virtual. Nessa reunião será discutida a mobilização programada para o dia 17 de fevereiro, com concentração às 9h, em frente a sede do IFPB em João Pessoa.