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Quadra de Manaíra; área de esporte e lazer!

Por Valter Nogueira

A gestão do prefeito Cícero Lucena, primeiro, anunciou a possibilidade de reabrir uma via no Largo de Tambaú, como forma de permitir o trânsito de veículos no local. Hoje, o local é espaço de lazer e ponto de encontro de famílias. Agora, a artilharia das máquinas da Prefeitura de João Pessoa mira a Quadra de Tambaú, sob o pretexto de mobilidade urbana.

A ideia parece fixação por tráfego de veículos em lugares impróprios, em áreas fechadas anteriormente justamente com o propósito de oferecer ao cidadão áreas de esporte e lazer.

A intervenção vai na contramão do que preceitua a urbanidade, do que vem sendo feito hoje em dia em cidades-modelo, por assim dizer.

Atualmente, projetos urbanísticos priorizam parques e praças, áreas verdes, áreas de circulação, convívio social, ao tempo que afastam de tais localidades o trânsito de veículos automotores.

Moradores que não concordam com a obra fizeram protesto no local. Eles destacam que o espaço é utilizado para a prática de atividades físicas e lazer; a quadra já faz parte da rotina da população.

O pessoal relata que as obras na quadra começaram sem a finalização da reunião da consulta popular com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP).

Prefeitura

De acordo com a Semob-JP, a intervenção tem como objetivo melhorar a mobilidade de veículos no local.

Entre os argumentos, se sobressai (ao avesso) a justificativa do secretário George Morais, titular da Semob-JP.

À imprensa, George disse: “Na Secretaria de Planejamento, lá é uma rua e assim será colocada para circulação de veículos”, ressaltou.

– Que argumento, hein! O que há na Secretaria de Planejamento é imutável?

O calçadão da Duque de Caxias, por exemplo, era rua, mas que foi fechada para o tráfego de veículos, garantindo mais circulação às pessoas que caminham no centro da bela Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

Política Nacional de Mobilidade Urbana

A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei nº 12.587 de 3 de janeiro de 2012, determina que qualquer obra de mobilidade urbana deve priorizar pedestres e ciclistas, depois transporte público e por último transporte motorizado individual. Neste último caso, entram os automóveis e as motos.

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Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.