Na manhã desta quarta-feira (6), o Observatório da Gestão Pública desencadeou, na Paraíba, a Operação 5764, contra desvios de recursos destinados à alimentação de famílias carentes. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão.
A Operação apura irregularidades na aquisição de alimentos por meio de contratos firmados entre Cooperativas, governo da Paraíba e prefeituras.
A investigação está sob segredo de Justiça, segundo a CGU, mas há informação de que foram presos na ação o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Paraíba (UNICAFES/PB), Jaciel Franklin, que pré-candidato a deputado federal; e o ex-gerente Executivo das Casas de Economia Solidária, Marcelo Eleutério de Melo.
Os contratos são para o fornecimento de gêneros alimentícios destinados a famílias paraibanas em situação de vulnerabilidade social, merenda escolar e alimentação de unidades hospitalares e de saúde.
As contratações decorrentes das dispensas de licitação investigadas totalizam o montante de R$ 754 mil, dos quais R$ 123 mil correspondem a danos ao erário já detectados”, dizem os investigadores.
Observatório
O Observatório é formado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MPPB), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Fazenda e Controladoria Geral do Estado, TCE e Controladoria Geral da União.