Atenção à saúde tem sido o foco do mandato do deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB), com destaque para ações de combate ao câncer. Ao prestar conta de sua ação parlamentar, o deputado informa que no atual mandato (2019-2022) destinou mais de R$ 80 milhões à Paraíba e, deste montante, mais de R$ 17 milhões destinados para o tratamento e combate da doença no Estado.
Com atuação destacada na área, Ruy Carneiro é o maior mantenedor das duas principais unidades hospitalares que são referência no tratamento do câncer na Paraíba. Graças ao apoio do parlamentar, as duas unidades conseguem salvar vidas.
“Os recursos destinados por nosso mandato são fundamentais para a saúde como um todo. Nosso trabalho começa pela atenção da saúde primária e vai para a manutenção e custeio de hospitais filantrópicos na Paraíba. Os recursos conseguidos no nosso mandato garantiram investimentos na atenção especializada na Paraíba, em municípios e entidades que prestam um serviço de grande importância à população paraibana mais pobre”, explica Ruy Carneiro.
Entre as principais ações do parlamentar, estão a aquisição do aparelho PetScan, que permite exames de imagem por meio da medicina nuclear – com diagnósticos mais precisos sobre o câncer – , e a obtenção por meio do Ministério da Saúde de um novo acelerador linear, equipamento que vem permitindo uma precisão maior na execução da radioterapia para pacientes em tratamento do câncer. Ambos os aparelhos destinados ao Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.
A ação do deputado permitiu, também, destinação de recursos para o Hospital São Vicente de Paulo, na Capital, onde foram construídas novas alas de quimioterapia, além de garantir custeio e manutenção da unidade.
Em Campina Grande, o Hospital da FAP tem recebido recursos para a manutenção e custeio e. Ainda na Rainha da Borborema, Ruy destinou recursos para a construção e aparelhamento do Help.
“O Help será o maior hospital da Paraíba, terá mais de 30 mil metros quadrados, 400 leitos e cuidará também de pacientes com câncer de todo o nosso estado. Com nosso trabalho e atenção, estamos salvando vidas e vamos ampliar ainda mais essa atenção”, comemora Ruy.
O deputado continua fazendo um apelo para a necessidade de se melhorar as formas de diagnóstico precoce da doença, de modernização dos procedimentos e de se aumentar o teto dos valores destinados pelo Ministério da Saúde para a manutenção e custeio de hospitais que têm convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos que mudar a realidade dos investimentos destinados ao combate do câncer. Por isso, nossa luta e nosso empenho em contribuir com a causa. Reafirmo meu compromisso, no sentido de melhorar a saúde da população”, finaliza o parlamentar.
OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 o câncer vai ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a primeira causa de morte por doença no mundo. O diagnóstico e o tratamento precoce são formas de se combater o câncer.
Blog com Assessoria