Por Valter Nogueira
Perda de tempo e de energia imaginar palanque exclusivo para Lula, na Paraíba. Candidato nenhum rejeita voto, diz a política. O próprio Lula, pré-candidato do PT à presidência da República, deixou claro que tem “muita gente” apoiando o seu projeto no Estado.
Em recente entrevista a youtubers e veículos independentes, Lula disse estar feliz com a sua situação na Paraíba: “Tem muita gente boa querendo trabalhar conosco, querendo fazer aliança. Nós, obviamente, que…, eu não recuso voto!”.
Nesse diapasão, Lula deixa claro que tem visão ampla e não limitada quanto ao modo de fazer política. Por conseguinte, precisa e quer palanque plural país afora.
Brasília
O recente encontro entre Lula e o governador da Paraíba, João Azevêdo, em Brasília, afasta em definitivo a questão de palanque único do PT em solo paraibano.
Campanha de presidente é muito corrida no Brasil, país de dimensão continental.
Por essa razão, dificilmente um candidato se daria ao luxo de fazer dois comícios no primeiro turno em um estado pequeno, do ponto de vista eleitoral. Isso, diga-se de passagem, apenas para satisfazer caprichos de grupos políticos locais rivais.
Paraíba
No caso particular da disputa na Paraíba, o PT vai às eleições rachado – é fato!
A ala ligada à direção do partido apoio a pré-candidatura de Veneziano Vital (PMDB) ao governo do Estado. Porém, um segmento dissidente da legenda fechou com a pré-candidatura do governador João Azevêdo.
Detalhe: ambos os lados estão com Lula para presidente.
Com todo respeito à intenção da direção estadual do PT de querer reivindicar palanque exclusivo, a realidade atual não recomenda tal atitude.
Pelo andar da carruagem, e pelo que diz Lula, ambas correntes do PT local podem e devem subir no palanque, que terá a presença também do PSB e demais partidos que estão com o presidenciável petista.
– Qual o problema!?
Arremate
Lula é o principal candidato da oposição e o único até o momento com chances reais de vencer o presidente Bolsonaro – candidato a reeleição. Por isso, o petista não pode se dar ao luxo de escolher apoios; todos serão necessários, mais do que bem vindos