A pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República foi lançada neste sábado (7), em grande evento em São Paulo. Ao lado do companheiro de chapa, Geraldo Alcckin (vice), Lula leu o discurso em vez de fazê-lo de improviso, como era de costume. Detalhe: as cores da Bandeira do Brasil predominaram na festa.
No discurso, o líder petista adotou um tom moderado, embora tenha feito críticas ao atual presidente da Nação, Jair Bolsonaro. Ele ressaltou que o país precisa de calma.
“Nós vamos vencer essa disputa pela democracia distribuindo sorriso, caminho, amor, paz e criando harmonia.”, declarou Lula.
Lula celebrou a criação da frente Vamos Juntos Pelo Brasil, que reúne diversos partidos desde extrema até uma esquerda mais moderada, em torno de sua candidatura com o ex-governador Geraldo Alckmin como vice.
“É um momento muito especial na minha vida. É especial juntar tantas forças políticas progressivas em torno da campanha, de interesses políticos para resolver os dramas que estamos vivendo”.
O ex-presidente disse acreditar que, com a aliança política que conseguiu em torno de sua campanha, será possível “restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”.
O petista ainda falou em “superar eventuais divergências”, em referência ao vice Geraldo Alckmin, para construir uma “via alternativa à incompetência e ao autoritarismo que nos governam”.
“Somos de partidos diferentes, fomos adversários. Estou feliz por tê-lo na condição de aliado”, completou.
Críticas
No discurso, Lula disse que a atual gestão do presidente Bolsonaro destruiu “tudo o que fizemos e o povo brasileiro conquistou” em seu governo
Lula relacionou o governo Bolsonaro com o aumento da pobreza e da fome no Brasil, e ainda criticou a atuação do Executivo diante da pandemia de coronavírus. “Nem todo governante é capaz de sentir a dor alheia. Ele pode até se dizer cristão, mas não tem amor ao próximo”, avaliou.
Para Lula, Bolsonaro ainda é responsável por estimular o preconceito, a descriminação e a intolerância no País.
Paraíba
O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, o ex-governador Ricardo Coutinho e o senador Veneziano Vital do Rêgo participaram do lançamento da pré-campanha de Lula. O evento contou, também, com a presenças de outros governadores e lideranças políticas.