Na tarde desta segunda-feira (16), o vereador Marcos Hneriques (PT) esteve reunido com representantes da Energisa para discutir a reivindicação dos pequenos provedores de Internet sobre o cabeamento e fiação para geração de sinal destes, que atendem a região metropolitana da cidade, com preços diferenciados das grandes operadoras, permitindo assim o acesso de famílias de baixa renda à internet.
“Sabemos que hoje o acesso a internet é uma questão social, pelo acesso aos serviços públicos de algumas entidades, que só permitem agendamento online, acesso à educação, entre outras políticas públicas que, para se ter acesso, necessariamente precisa ter acesso à internet”, destacou o vereador.
A reivindicação dos pequenos provedores é a falta de cabeamento: fiação que possibilita o acesso a este serviço nas regiões mais periféricas da cidade, fios que vem sendo retirados, ou estão rompidos e não estão sendo repostos.
De acordo com Marcos Henriques, a Energisa se comprometeu a retomar o diálogo com a associação dos pequenos provedores e a Agência Nacional de Inclusão Digital (ANID) para retomar este diálogo, que envolve nesta questão cerca 30 mil vagas de empregos.