PUBLICIDADE

Campanha  ‘Não ao Nepotismo’ será lançada em João Pessoa nesta sexta-feira (20)

NÃO AO NEPOTISMO! Este é o slogan da campanha a ser lançada nesta sexta-feira (20),  a partir das 09h, na sede do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, no Centro de João Pessoa. A iniciativa visa iniciar um esforço coletivo para colher cinco mil assinaturas necessárias para apresentar um Projeto de Iniciativa Popular à Câmara Municipal de João Pessoa, com o objetivo de coibir a prática do nepotismo na administração pública.

O movimento nasce a partir de uma parceria entre o mandato do vereador Marcos Henriques (PT), a Central Única dos Trabalhadores, a Nova Central Sindical, o Sindicato dos Bancários e o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba.

O parlamentar informa que  a deflagração da campanha acontece em meio as denúncias de nepotismo na administração municipal de João Pessoa. Ele destaca que na gestão do prefeito Cícero Lucena foi criada uma secretaria especialmente para atender a primeira dama, Lauremília Lucena, com amplo poder de interferência nas outras secretarias da Edilidade. Diz, também, que, em ato seguinte, o gestor nomeou a própria filha, Janine Lucena, para um cargo na Secretaria Municipal de Saúde.

“Este fato acabou sendo denunciado pelo nosso mandato em plenário e acabou sendo noticiado pela mídia nacional, expondo João Pessoa de maneira vexaminosa em todo país”, destaca o vereador.

O parlamentar adianta que, por meio do seu mandato, entrou com uma ação judicial para que as denúncias fossem apuradas, visto que o Tribunal de Contas já se posicionou contrário a nomeação da filha de Cícero para  a Secretaria de Saúde.

“O fato é que denúncias sobre este ‘vício’ de nomear parentes para cargos públicos e administrativos da gestão, está cada vez mais recorrente. Talvez por ter como exemplo um presidente que comete ingerências em outras instituições e poderes, com desmandos sempre em defesa dos seus familiares, atropelando a Ética e qualquer bom senso, decoro ou boa fé”, observa Henriques.

Marcos Henriques acrescenta que o país vive um ano de mudança e que é preciso extinguir o mal do nepotismo na administração pública. “Não é este o país que queremos e vamos lutar para mudar isto, pois entendemos que este tipo de atitude ressalta desmandos, autoritarismo e abre possibilidades para que a corrupção se instale de maneira irreversível na administração pública”, defende o vereador.

Ação

A campanha pretende reunir a classe trabalhadora para pressionar parlamentares, no sentido de que ações para prevenir a corrupção na administração pública sejam criadas, com punições para os gestores coniventes com tal prática.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.