PUBLICIDADE

Presidente da ANID diz que inclusão digital deve ser um direito de todos; haverá evento em julho em Baía da Traição

“A inclusão digital deve ser um direito de todos, pois abre portas não só para a troca de informações, mas para a construção de toda uma rede de conhecimentos”, afirma Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID). Ele é um dos idealizadores do Acampamento Inclusivo 2022, que acontece entre 27 a 30 de julho e vai contemplar pontos estratégicos do município de Baía da Traição.

O evento vai contar com mesas de debate, oficinas culturais e de tecnologia, festival de música, mostra de filmes, campeonato de surf, maratona de programação (Hackathon), entre outras atividades com especialistas na temática tecnologia e sociedade.

Para Percival, trazer à tona a diferença entre sociedade da informação e sociedade do conhecimento é um dos grandes diferenciais da proposta do evento, que tem entre seus objetivos colocar o município de Baia da Traição e suas aldeias no mapa da inclusão digital.  “Há de se respeitar o conhecimento dos povos originários e dar relevância tanto quando damos às cátedras de qualquer universidade. Entendo que a digitalização é um meio de dar voz e combater a invisibilidade da cultura indigna”, afirma o especialista.

A fala do presidente da ANID diz respeito à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como um instrumento de poder que possibilita a quebra de barreiras temporais e físicas. “O acesso à informação proporcionado pelas TICs pode ajudar as comunidades indígenas a redescobrir, a recontar suas histórias e a construir uma nova perspectiva sobre si mesmos e sobre seu lugar no mundo”, destaca Percival – que também vai participar de uma mesa redonda durante o evento.

Segundo o especialista, a inclusão digital também traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento humano e econômico e destaca os potenciais do município de Baía da Traição. “Imagine criar toda uma geração apta a contar sua história e a levar seus potenciais turísticos, sua arte, sua culinária e todo o seu arcabouço cultural e potencial econômico para os meios digitais? É uma oportunidade única de empoderamento e transformação”, finaliza o presidente da Anid.

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. (www.acampamentoinclusivo.org.br)

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.