Ao participar do programa Sabatina CBN nesta sexta-feira (15), o pré-candidato ao governo da Paraíba pelo MDB, senador Veneziano Vita, afirmou que a Cagepa deve permanecer pública. A empresa é responsável pela gestão hídrica e de esgotamento sanitário de grande parte dos municípios da Paraíba.
Ainda na área hídrica, o senador defendeu que as águas do rio São Francisco devem ser utilizadas para a agricultura e o agronegócio no estado.
“Nós tivemos investimentos feitos pela Cagepa através de parcerias, tanto com órgãos internacionais de financiamento, como também com o próprio BNDES”, disse o pré-candidato, ao deixar claro que é contra a privatização do órgão.
Ele defenda, no entanto, parceria com a iniciativa privada. A ideia é de que empresas privadas sirvam apenas para articulação financeira, por meio de recursos destinados aos programas de abastecimento e esgotamento sanitário da Cagepa.
Veneziano Vital assegurou descentralizar o desenvolvimento regional que, segundo ele, precisa ser expandido para as regiões do Cariri, do Curimataú e do Seridó. “Dessa forma, essas regiões terão uma gestão racional do uso da água. Para as demais áreas, recursos não deixarão de serem postos em acessibilidade”, destacou.
Agronegócio
Durante a sabatina, Veneziano Vital do Rêgo declarou que vai aproveitar as condições ofertadas através da chegada das águas do rio São Francisco para expandir o agronegócio e a agricultura nas regiões mais afetadas pelo desemprego e ausência de investimentos.
“O caso mesmo, das Várzeas de Sousa, o perímetro irrigado precisa ser redinamizado lá de São Gonçalo ao cabo do canal de Acauã/Araçagi”, mencionou o pré-candidato.