O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, garantiu a inviolabilidade da urna eletrônica e a segurança do próximo pleito, em outubro de 2022. O desembargador Leandro afirmou que “não há como interferir”, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta segunda-feira (25).
De acordo com o magistrado, a cada ano as normas de segurança estão sendo ampliadas exatamente para garantir a confiabilidade das urnas. Ele considera ainda que a urna não precisa de defesa, tendo em vista todo o seu histórico de uso. “Não é por hoje, ou por essa eleição, que nós vamos traduzir o que a urna é”, definiu o presidente do TRE-PB.
As declarações do presidente do TRE-PB foram feitas após recentes ataques à confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, principalmente por parte dos correligionários do presidente Jair Bolsonaro, que chegou até a defender uma apuração paralela das urnas, que seria conduzida pelas Forças Armadas.
O desembargador Leandro dos Santos disse que a urna não será manipulada por ninguém. “Tenho a convicção absolutíssima que ela [a urna] não será manipulada para favorecer candidato A, B ou C”, garantiu.
Ataques a urna
As suspeitas sobre falhas de segurança nas urnas eletrônicas vêm sendo espalhadas já a algum tempo. Apesar disso, não há provas de que o sistema tenha sido efetivamente fraudado ou alvo de hackers.