Por Valter Nogueira
A nove dias do prazo final das convenções partidárias, a expectativa agora se volta para a revelação de nomes a preencher vagas de vice nas chapas dos principais atores na disputa ao Governo do Paraíba. A exceção é o PSB, que já indicou Lucas Ribeiro como vice de João Azevêdo.
No grupo governista, só falta agora revelar o candidato a senador – Receita caseira!?
Na corrida ao Palácio da Redenção, pesquisas e os últimos acontecimentos apontam Azevêdo em situação confortável. A indicação de Lucas para vice e, por gravidade, o apoio da senadora Daniella Ribeiro (PSD) à reeleição de João deram um Up à pré-campanha do governador.
Entre os candidatos da oposição, tipo figuras carimbadas, emerge Pedro Cunha Lima (PSDB), seguido de Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Veneziano ainda aposta no efeito Lula.
Ainda sobre a oposição, o projeto é colocar um pé no segundo turno. Daí em diante, será outra história, ou melhor, outra eleição.
Senado
A eleição para governador será, claro, o foco principal da campanha. Mas a disputa pela única vaga ao Senado não fica para trás, no atual pleito.
O deputado federal Efraim Filho (União Brasil) desponta como grande surpresa. Rivaliza com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Ricardo trava, em paralelo, batalha judicial para reverter a condição de inelegível.
A determinação de disputar o Senado e a coragem de romper com o governo para se alinhar a pré-candidatura de Pedro Cunha Lima conduziram Efraim ao alto patamar que se encontra hoje. Tem reais chances de vitória.
Ricardo Coutinho aposta no capital político-eleitoral que carrega na bagagem. Tem folha de serviços prestados ao Estado a partir de João Pessoa, onde foi prefeito por dois mandatos. Em seguida, governou a Paraíba por igual período.
Ricardo diz acreditar que as pendências jurídicas estarão sanadas em tempo hábil e que o seu nome irá figurar na urna eletrônica.
Por fora, correm o pastor Sérgio Queiróz, o jovem Bruno Roberto e o professor Rangel Júnior.
Última
É claro que há ainda expectativas na reta final do período de convenções. Isto é, até o dia 5 de agosto próximo novidades podem aparecer.