Na manhã desta terça-feira (23), equipes do Grupo de Atuação Especial Contra Crime Organizado (GAECO), policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e Controladoria Geral da União (CGU) desencadearam a ação conjunta denominada Operação Apátia.
Três equipes do GAECO, duas equipes da CGU e duas equipes da Polícia Civil cumprem os mandados judiciais de busca e apreensão, em endereços do investigado, nos municípios de Sobrado e Sapé, na Paraíba.
A operação investiga uma possível ocorrência de usurpação de função pública no âmbito da Secretaria de Finanças de Sapé.
O suposto fato ocorreu por meio da nomeação de servidor público, em janeiro de 2021, pelo Prefeito de Sapé, para exercer o cargo comissionado de Secretário de Finanças, mesmo tendo sido condenado por ação de improbidade administrativa, com o nome inserido no Cadastro de Pessoas Inidôneas do CNJ e ter as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) quando então presidente da Câmara Municipal de Sobrado.
Após recomendação do Ministério Público da Paraíba, o servidor foi exonerado em maio de 2021. As investigações apontam que ele continuava a exercer as funções como secretário por meio de manobras ilegais envolvendo outros agentes públicos, caracterizando crimes previstos de usurpação de função pública, desobediência a decisão judicial, fraude processual e inserção de dados falsos em sistema de informações.