Na tarde da última quinta-feira (13), por volta das 16h, foi identificado um foco de fogo em área próxima a cerca patrimonial do Aeroporto de João Pessoa – ao longo da BR-230, local sem qualquer edificação ou depósito de material. De imediato, uma equipe do Corpo de Bombeiros do aeroporto apagou o pequeno foco de fogo. Na área não havia nenhum material que pudesse ter causado fogo ou fumaça.
A Aena Brasil, gestora do aeroporto, declara ainda que foi pega de surpresa pela multa emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rita, sem que tivesse sido realizada qualquer tipo de perícia ou apuração dos responsáveis. A Aena se solidariza com os atingidos e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Aena Brasil
Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha.
Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.