No tempo atual, em que comunicação acontece à velocidade da luz, nós outros, homens e mulheres, somos cada vez mais inclinados a gostar das coisas que dão resultado de imediato. No entanto, há coisas simples, porém, fundamentais das nossas vidas que ainda precisam de tempo de espera para frutificar.
Nessa linha do tempo, é possível afirmar que em determinados eventos, fatos e acontecimentos não há tecnologia no mundo capaz de antecipar resultados.
Nesse diapasão, nunca é demais lembrar que o tempo de Deus é diferente do nosso.
Quando o homem se depara com algo que ele não pode mudar, que não pode antecipar, cai em si e toma ciência de sua limitada capacidade humana – se sente impotente!
Tais situações ocorrem em determinadas épocas da nossa existência para nos mostrar que o mundo não gira em torno de nós – ou do nosso umbigo, por assim dizer.
Nunca é demais lembrar que há tempo para tudo – para plantar, e para colher – como ensinou o sábio rei Salomão, em Eclesiastes.
A natureza é sábia e nos revela que, em muitos casos, não adianta ter pressa, querer antecipar as coisas; é preciso ter paciência.
– A árvore dá fruto no tempo certo!
No campo poético, o cantor e compositor Caetano Veloso destaca: “…Por seres tão inventivo e pareceres contínuo, Tempo, tempo, tempo, tempo, és um dos deuses mais lindos…”
No amor, tudo se encaixa e acontece no tempo certo – o amor é paciente!