A ponte que irá ligar a região das três ruas com a via que contorna a UFPB, em João Pessoa, deverá ter a mais importante etapa de sua construção iniciada na próxima semana, com a implantação das ‘fundações’ que irão possibilitar a sustentabilidade da nova via. Trata-se da cravação de bate estaca metálicas estacas que são colocadas no local. Elas são produzidas em São Paulo e já estão a caminho da Paraíba.
O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) informa que a previsão é de que serão colocadas 80 estacas. Cada uma possui entre 12 e 20 metros. ” É ela quem vai garantir a sustentabilidade da ponte. É a fundação que vai absorver toda carga das lajes de pavimentação e dos pilares e distribuir no solo” detalhou o gestor responsável pela obra, engenheiro Francisco Romário.
A ponte terá 80 metros de comprimento e 25 de largura. Além de duas faixas para carros de cada lado, ela ser composta por calçadas e ciclovia.
De acordo om o gestor da obra, atualmente há 11 das 30 vigas concretadas. Cada uma pesa em média 45 toneladas. Elas estão sendo produzidas em um canteiro de obras por trás da praça da Paz. No mesmo local, também estão sendo feitos os blocos de concreto.
Todo o material deverá ser transferido do canteiro para o local da ponte através de guindastes e caminhão prancha. A obra está prevista para ser finalizada em seis meses.