PUBLICIDADE

Governo tem prazo de dez dias para apresentar cronograma de concurso público para Hospital de Emergência e Trauma

Prazo de dez dias! É o que determinou o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que a pasta apresente um cronograma para a realização de concurso público para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O certame deve ser realizado em até 12 meses, com prazo máximo até novembro de 2023.

A decisão ocorreu após audiência realizada na Sede do MPT-PB, com a presença do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), que realizou inspeção e constatou um déficit no número de enfermeiros e técnicos de enfermagem no Hospital de Trauma.

Em documento apresentado pelo Coren-PB ao MPT, foi apontado um déficit de 72 enfermeiros e 119 técnicos de enfermagem, o que estaria ocasionando uma rotina de plantões extras, extrapolando a jornada legal desses profissionais.

“A não concordância do Estado em realizar o concurso público implicará no imediato ajuizamento de ação civil pública”, decide o MPT-PB, após audiência realizada no último dia 23, presidida pelo procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda.

Determinação

Durante a audiência, com representantes da SES e do Hospital de Trauma, foi determinado também que, até a realização do concurso público, deve-se limitar o máximo de 4 plantões extras/mês, considerando-se individualmente enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.