A Argentina venceu a Holanda nos pênaltis por 4 a 3, após empate em 2 a 2 no tempo normal, no segundo jogo da Copa do Catar desta sexta-feira (9). A partida, com grande atuação do astro Lionel Messi, reservou grandes emoções, que terminou com o pênalti derradeiro convertido por Lautaro Martinez.
Agora, os ‘hermanos’ vão disputar as semifinais da Copa do Mundo do Catar 2022 contra a Croácia. Os croatas são os atuais vice-campeões e eliminaram o Brasil mais cedo, nos pênaltis.
O primeiro tempo começou muito disputado no meio de campo, com domínio maior da Argentina no início, e a Holanda equilibrando a partir dos 15 minutos, mas sem grandes jogadas ou chances de gol. Aos 24 minutos a Holanda fez um bom ataque mas Bergwijn desperdiçou a finalização, chutando por cima.
Aos 30 minutos, o técnico Lionel Scaloni, da Argentina, recebeu um cartão amarelo por reclamação.
Mas cinco minutos depois o gênio Lionel Messi recebeu a boa na meia direita, levou para o meio da intermediária e, mesmo cercado por dois volantes, deu um passe certeiro para Molina, dentro área, tocar na saída do goleiro e abrir o placar para os argentinos.
A Argentina soube “cozinhar o jogo” nos últimos minutos e foi para o intervalo com a vantagem.
Na volta do intervalo os holandeses foram para o ataque e tentaram pressionar os argentinos. Mas apesar do bom toque de bola, a Holanda não conseguia se aproximar da área argentina. Em troca, eram os argentinos que em poucos toques ofereciam mais perigo, especialmente utilizando-se da genialidade de Messi.
Aos 25 minutos da etapa complementar, Acuña dançou para cima de Dumfries, que lhe aplicou uma rasteira e o juiz marcou pênalti. Messi bateu e fez o segundo gol argentino.
Após o gol a Argentina conseguiu cozinhar o jogo até os 35 minutos, quando a Holanda finalmente obteve o domínio do jogo e pressionar os argentinos com chances de gol. E em dois minutos a pressão deu resultado. Após cruzamento da esquerda, o atacante Weghorst diminuiu para a Holanda de cabeça.
Depois de diminuir o placar, a Holanda aumentou a pressão e os ânimos foram se acirrando, até que aos 44 minutos houve um princípio de confusão entre os jogadores, logo apaziguado. Depois do entrevero o juiz assinalou 10 minutos de acréscimo e a Holanda lutou até o fim, proporcionando um dos melhores finais de jogo da Copa do Mundo do Catar.
No último minuto, em jogada ensaiada após cobrança de falta na área argentina, Weghorst apenas completou para as redes, levando a partida para a prorrogação.