O Diário Oficial do Estado (DOE) traz, na edição desta quinta-feira (15), a publicação da concessão de título de cidadão paraibano ao desembargador João Benedito da Silva, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O título foi proposto pelo deputado Adriano Galdino e sancionado pelo governador João Azevêdo ontem (14).
O Cerimonial da Assembleia Legislativa deverá, em breve, prestar informações sobre a cerimônia de entrega da titulação.
O magistrado João Benedito da Silva é desembargador do Tribunal de Justiça desde 2009, por critério de merecimento, e foi eleito mês passado presidente do biênio 2023/2024. Ele será o segundo presidente negro na história da corte ao longo de mais de 130 anos de criação. O desembargador já foi vice-presidente a Corte no biênio 2016/2018. Foi também membro titular do Conselho da Magistratura.
Joao Benedito iniciou sua carreira na magistratura pela Comarca de São José de Piranhas, em 1984. Depois atuou em Queimadas e Princesa Isabel, além de Campina Grande e João Pessoa. Foi juiz corregedor auxiliar do TJPB entre 1997 e 2000. Foi juiz eleitoral da 17ª Zona, também em Campina Grande, além da 70ª Zona Eleitoral da Capital . Atuou como membro efetivo do TRE, sendo também diretor da Escola Judiciária Estadual e Corregedor Regional Eleitoral.