PUBLICIDADE

NOVO GOVERNO: Simone Tebet aceita o Ministério do Planejamento

A senadora Simone Tebet (MDB) aceitou o comando do Ministério do Planejamento do futuro governo petista. O martelo foi batido na tarde desta terça-feira (27), em Brasília, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A senadora ficou em terceiro lugar nas eleições à Presdiência da República e apoiou o então candidato Lula (PT), no 2º turno.

Conversas preliminares davam conta de que o MDB exigiu um Planejamento “turbinado” pelos bancos públicos, o que foi negado pela direção do partido.

A pasta, no entanto, é responsável em planejar as ações da administração direta e indireta, levando sugestões, por exemplo, para políticas habitacionais e de apoio e fomento ao agronegócio, na Caixa e no Banco do Brasil, respectivamente.

A senadora terá, pro exemplo, controle do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a secretaria de coordenação das estatais, incluindo os bancos, e ainda do IBGE e do Ipea.

Tebet se despede do Senado, após ter cumprido 8 anos de mandato. Ela chegou a ser cogitada para o Ministério do Meio Ambiente, mas segundo  a senadora informou que só aceitaria o cargo se houvesse um acordo com Marina Silva.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.