A paraibana Tarciana Medeiros conquista um dos cargos mais concorridos do País, a presidência Do Banco do Brasil. De feirante a 1ª mulher a presidir o BB, Tarciana foi a escolhida por Lula dentre tantos outros nomes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad.
Ela será a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada, em 1808. Entra para um governo que já possui 11 mulheres em ministérios, e que baterá recorde de inclusão de mulheres em lideranças de cargos políticos desde a redemocratização.
Perfil
Tarciana Medeiros é paraibana de Campina Grande. Em seu perfil no LinkedIn, Tarciana Paula Gomes Medeiros é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing; em Liderança, Inovação e Gestão; MBA em BI e Analytics em curso, além de possuir formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.
Tarciana iniciou sua carreira profissional como feirante em 1988, 10 anos depois atuou como professora, ingressando depois no Banco do Brasil em 2000. Ela é gerente executiva desde 2019. Também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além da capital federal. Ela é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão.
Carrega, também, no currículo mais de 20 anos de experiência em processos de previdência privada complementar de grande porte. Atuou na Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) por 25 anos, sendo 12 anos como assistente administrativo financeiro e cerca de 13 anos como analista de seguridade.