O papa emérito Bento XVI morreu na manhã deste sábado (31), último dia do ano. O pontífice faleceu no mosteiro Mater Ecclesiae – um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano -, onde vivia desde 2013, longe dos holofotes.
“Com pesar, informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, disse o porta-voz do Vaticano em um comunicado por escrito.
No início desta semana, o Papa Francisco divulgou durante sua audiência geral semanal que seu antecessor estava “muito doente” e pediu que as pessoas orassem por ele.
Funeral
A Igreja Católica informa, também, que o corpo do pontífice descansará a partir de segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro.
Bento XVI
Joseph Ratzinger (Bento XVI) nasceu na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Ele era professor de Teologia, se notabilizando pelos livros, discursos e palestras teológicas. Foi escolhido papa em abril de 2005, aos 78 anos, para suceder João Paulo 2º (1920-2005), um dos pontífices mais populares da história.
Renúncia
Ratzinger certamente entrou para a história como o papa da modernidade que renunciou – apenas outros quatro o fizeram antes dele.