A imprensa esportiva brasileira comemora, neste sábado (7), os 49 anos da fundação da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE). A fundação a entidade classista ocorreu no dia sete de janeiro de 1974, e evento sacramentada no Ginásio de Esportes do Corinthians, em São Paulo, com a presença de cronistas de todo o Brasil.
Depois de vários nomes sugeridos, prevaleceu a sugestão do capixaba José Antônio Nunes Couto: ABRACE.
No ato da fundação, o ministro da Educação e Cultura à época, Jarbas Passarinho, reconhecendo a importância da criação de uma Entidade de Cronistas Esportivos no Brasil, mandou o secretário geral do MEC, Luís Murgel, para representá-lo.
Primeira Diretoria
Além do paulista Mauro Pinheiro como presidente, a primeira diretoria da ABRACE foi formada pelos seguintes cronistas esportivos:-
Ricardo Serran (RJ), Canor Simões Coelho (MG), Jorge Mendes (RS), Laerson de Almeida (PB), Aroldo Chiorino (SP), Flávio Lazetti (SP) e Álvaro Paes Leme (SP) e Flávio Adauto (SP).
Reconhecimento
Entres as várias entidades de cronistas esportivos existentes no Brasil, a ABRACE é a de maior relevância, sendo a única reconhecida internacionalmente, inclusive no credenciamento para eventos esportivos fora do Brasil.
A atual diretoria assumiu a ABRACE no final de 2021, estando reestruturando a Entidade, ampliando a representação em vários Estados, sempre buscando estabelecer o reconhecimento e valorização do cronista esportivo.
Bodas de ouro em 2024
Para 2024, a ABRACE começa a preparar suas “Bodas de Ouro”, prometendo um grande evento envolvendo toda a imprensa esportiva do Brasil.
“Para um presente e um futuro sombrios e positivos, fundamental é respeitar o passado e valorizar a sua história. No próximo ano, queremos fazer um grande evento, talvez até em nosso Congresso anual, homenageando todos os fundadores da ABRACE e todos os ex-presidentes”, promete Artur Eugênio Mathias, atual presidente da Entidade.
Fonte: Abrace