Por Valter Nogueira
Repercute no meio político, com ressonância em todo o Estado da Paraíba, os nomes de secretários anunciados ontem pelo governador João Azevêdo para compor o segundo mandato do gestor. Em resumo, ainda não foi dessa vez que o chefe do executivo promoveu a esperada acomodação de políticos que não conseguiram êxito nas eleições passadas.
Nesse contexto, é aceitável a ansiedade quanto à indicação dos referidos políticos. É que muitos aliados do governador ficarão sem mandatos a partir do dia 1ª de fevereiro do ano em curso.
Por essa razão, há expectativa que a acomodação política ocorra na próxima “chamada”, por assim dizer.
No rol, a deputada Pollyanna Dutra é cotada para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Humano – hoje sob o comando de Tibério Limeira.
O deputado Ricardo Barbosa é outro que, em tese, deve figurar na futura lista a ser anunciada pelo governador. Anísio Maia pleiteia, também, um cargo no governo João Azevêdo II.
Republicanos
O partido Republicanos também espera sinal verde do gestor estadual. A sigla mira as secretarias de Educação, Articulação Política e Representação Institucional em Brasília. No Caso da Capital Federal, o partido já apontou o nome de Raniery Paulino para o cargo.
Resumo da Ópera
Em tese, o anúncio de ontem ocorreu sem grandes novidades (muitos nomes mantidos), realidade que estica o prazo para a denominada acomodação política; um teste de paciência para os aspirantes a cargo no primeiro escalão do governo.