O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presidiu a primeira reunião do ano do Consócio Nordeste, realizado nesta sexta-feira (20), em João Pessoa. Após o encontro, Azevêdo revelou os temas principais discutidos entre os nove. Segurança hídrica, rodovias e energias renováveis foram os principais assuntos do encontro. dos nove governadores do Nordeste no Centro de Convenções da capital paraibana.
“Todos os governadores terão a quarta-feira (25) para apresentar as fichas de projetos de cada estado. Discutimos hoje sobre rodovias, energias renováveis, segurança hídrica. Mas discutimos isso de forma global. Na quarta-feira teremos o documento pronto, detalhando, sim, cada prioridade dos estados. E vamos eleger também a prioridade para a região e principalmente a forma como vamos apresentar esse documento”, declarou o governador da Paraíba, na entrevista coletiva.
João Azevêdo disse, também, que a intenção é mostrar um Nordeste diferente da imagem comum que se tem da região. “Vamos mostrar que o Nordeste não é problema, o Nordeste é solução. Tenho plena convicção de que o Nordeste será ouvido e os estados serão ouvidos porque nós evoluímos muito.”, destacou.
Governadores
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acrescentou na entrevista coletiva que “a solução não vai sair para um só”, destacando que todos devem sair beneficiados.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, lembrou da transposição do Rio São Francisco como uma prioridade e disse que os governadores do Nordeste estarão atentos às demandas. “Nós estamos muito atentos. É uma prioridade. Vamos pedir que o Governo Federal conclua a transposição das águas do Rio São Francisco com as obras complementares.”
A ‘Carta de João Pessoa’, documento prévio, detalha outros temas importantes para os estados e o Consórcio Nordeste.
Clique aqui e confira a Carta na íntegra: