PUBLICIDADE

NORDESTE: Combate à fome e obras estão na pauta do encontro de governadores

Políticas de combate à fome e obras realizadas pelo Governo Federal são destaques do Encontro do Consórcio Nordeste, o primeiro do ano e presidido pelo governador João Azevêdo. A ideia é formatar uma pauta conjunta para levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do dia 27, em Brasília.

O evento transcorre nesta sexta-feira (20) no Centro de Convenções, em João Pessoa, com os governadores dos nove estados da região.

João Azevêdo foi eleito presidente do Consórcio em dezembro do ano passado. Na chegada ao evento, o gestor falou com a imprensa.

“Queremos entregar um documento nas mãos do presidente Lula demonstrando quais as prioridades, cerca de três ou quatro por estado, além das prioridades para o Nordeste”, destacou o governador João Azevêdo, na chegada do encontro, realizado no Centro de Convenções.

Fome

O combate à fome tem sido assunto destacado no encontro. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse o assunto é prioridade.  “Esse é o tema número um”, declarou o gestor baiano.

Diálogo

O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a iniciativa do Consórcio Nordeste em manter o diálogo entre os gestores e o Governo Lula.

“Como novo governador do Piauí, quero manter esse diálogo permanente contribuindo a medida de nossas possibilidades com as câmaras temáticas que ajudam a melhorar nossa gestão e defender os interesses caros ao Nordeste. E muito feliz de agora retomarmos o diálogo federativo com o governo Lula”, declarou.

Paraíba

No caso particular da Paraíba, Azevêdo adiantou que a pauta das obras já havia sido colocada em conversa anterior com o presidente Lula, como a necessidade de novo processo licitatório pelo Dnit na obra da triplicação da BR-230. “Isso dará, no mínimo, seis meses de atraso. Já em Campina Grande, a obra continuará normalmente”, destacou.

Sobre a transposição, o governador afirmou que presidente Lula “sabe da importância do terceiro eixo”. “Recursos não vieram para garantir essa priorização, esperamos destravar isso”, disse.

O chefe do executivo paraibano finalizou destacando a importância do Consórcio Nordeste como “instrumento de representatividade da região” e avaliou que a entidade “tem tomado posições políticas que norteiam a ação dos governos estaduais”. “Temos a individualidade de cada estado. E temos a responsabilidade de dizer ao país o que queremos”, afirmou Azevêdo.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.