Por Valter Nogueira
Alvoroço na sede do poder legislativo estadual, neste 1º de fevereiro de 2023, dia da posse dos deputados da nova legislatura e, também, da eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba. Adriano Galdino, candidato único à presidência da ALPB, não comparece à Casa Legislativa para tomar posse no cargo de deputado estadual.
Até o momento não foi revelado o motivo da ausência de Galdino, mas o impasse ocorre porque o governo e governistas não têm um plano B.
– Quem será candidato à presidência da Casa? E a oposição, tem candidato? Estas são as perguntas do momento no plenário da Casa Epitácio Pessoa, com eco reverberando em todos os recantos do Estado.
Informações preliminares apontam a bancada governista na Casa em contato direto (e ininterrupto) com o governador João Azevêdo, na tentativa de encontrar uma saída para resolver o imbróglio.
Especulação
Que manchete daria, hein!? Isso, claro, se tal realidade fictícia – no momento – viesse a ocorrer de fato.
A preço de hoje, não há sinal de que alguém no estado tenha bola de cristal para adivinhar o que, realmente, ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro. Todavia, tudo pode acontecer – inclusive nada – como bem diz a música.
Hipótese
Viajando na notícia hipotética, a pergunta que não quer calar:
– O que realmente aconteceria caso o deputado Adriano Galdino, por algum motivo (indisposição, por exemplo) não ter condições de comparecer à sessão solene de posse?
A sessão ocorrerá, é fato! Até porque os demais deputados terão condições legais para abrir os trabalhos – o mais antigo ou o mais votado em plenário poderá presidir a sessão solene. E, em ato contínuo, realizar a eleição da mesa.
Última
Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia…
*A análise acima é uma peça de ficção no campo fértil da especulação – e imaginação – , caso ocorra algo parecido no dia da posse será mera coincidência.