PUBLICIDADE

FMI revê previsão de alta do PIB do Brasil em 2023, de 1% a 1,2%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Agora, relatório do FMI espera crescimento de 1,2% neste ano.

Em sua última divulgação, em outubro, o organismo estava menos otimista e esperava 1,0%. Já para 2024 houve revisão para baixo na expectativa de alta do PIB brasileiro, de 1,9% a 1,5%.

Apesar disso, o Brasil figura entre as projeções de crescimento mais tímidas entre os seus pares da América Latina e de mercados emergentes, perdendo apenas para a África do Sul no próximo ano. Por outro lado, em 2023, crescerá em linha com a estimativa média do FMI para economias desenvolvidas, conseguindo ficar à frente de países como Espanha, França e Itália.

O Brasil recebe poucas menções, no relatório do Fundo. É citado entre os países nos quais o núcleo da inflação está desacelerando, após a conclusão de ciclos de aperto monetário. Analistas privados, porém, acreditam que a taxa básica de juros (Selic) pode subir mais.

Fonte: O Estadão

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.