PUBLICIDADE

Ministério Público ajuíza ação para suspender Encontro de Paredões em Conde 

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) ajuizou ação civil, nesta segunda-feira (10), para proibir o 1º Encontro de Paredões, que estava marcado para acontecer no município do Conde, litoral Sul da Paraíba. A ação foi assinada pelo promotor Demétrius Castor de Albuquer Cruz.

A Prefeitura do Conde pode cancelar o evento, caso o encontro seja suspenso pela Justiça. Assim, terá também realizar cadastro de veículos irregulares com sons automotores e apreender todos os equipamentos e aparelhagens de som automotores (paredões).

O vereador condenses, Eduardo Cassol (MD), disse que a medida do MPPB é justificável, pois o lugar marcado para acontecer o encontro “não é tão afastado” e “têm casas ao redor”. Ademais, ele também conta que foi procurado por moradores da cidade.

No documento, o MPPB afirma que “fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação.”

Após a repercussão negativado evento, a Prefeitura de Conde publicou uma nota de esclarecimento, noticiando que o evento seria realizado em local de área não urbana, em um loteamento afastado. No entanto, para além de não esclarecer a data em que ocorreria o encontro de paredões, não expôs como garantiria que nenhum dos veículos utilizaria os aparelhos de sons em perímetro urbano.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.