PUBLICIDADE

Cabo Gilberto defende volta da antiga Bandeira da Paraíba; deputado apoia plebiscito para mudar nome da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) enviou mensagem à imprensa em que defende a volta da antiga Bandeira do Estado da Paraíba, a que era antes de 1930, em substituição a atual, ao tempo em que se manifestou favorável à realização de um plebiscito para mudar o nome da cidade de João Pessoa, conforme ação promovida pelo advogado Raoni Vita junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-PB) com tal propósito.

“Sobre a proposta do advogado Raoni, de um plebiscito para mudar o nome da Capital, eu concordo plenamente. A nossa Capital deveria ser o nome que era antes de 1930, como também, e principalmente, a bandeira do Estado da Paraíba deveria voltar como era antes de 1930. E nada mais democrático do que ouvir a população da Capital, bem como a do Estado sobre, respectivamente, a mudança do nome da Capital e a volta da bandeira do Estado da Paraíba”. argumentou.

Iniciativa

A volta da polêmica questão em torno da mudança do nome da cidade de João Pessoa veio à tona, agora, por iniciativa do advogado Raoni Vita, que protocolou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na quarta-feira (22), solicitando a realização de um plebiscito sobre o nome da capital paraibana.

Legalidade

A iniciativa de Raoni Vita tem amparo jurídico, por estar fundamentado na Constituição Estadual.

 

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.