PUBLICIDADE

AÇÃO INOVADORA: Mercedes-Benz vai passar a reciclar milhares de baterias

A Mercedes-Benz passou a contar com uma nova fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha, reduzindo o consumo de recursos naturais e estabelecendo um ciclo fechado nas matérias-primas para o fabrico de baterias com a reciclagem das mesmas.

A entrada em funcionamento da primeira fase da fábrica – desmantelamento mecânico de baterias de veículos elétricos – está prevista para o final deste ano. Em função do resultado das promissoras discussões com o setor público, apenas alguns meses mais tarde será criada uma instalação-piloto de hidrometalurgia.

Inovação

Atualmente, esta abordagem inovadora para um conceito de reciclagem integrada dentro de uma única fábrica, é única na Europa. A Mercedes-Benz está a investir dezenas de milhões de euros na construção da central elétrica neutra em CO2, que é financiada pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha no âmbito de um projeto de investigação científica.

Este investimento da marca germânica reforça a função das instalações de Kuppenheim no seio da rede mundial de produção da Mercedes-Benz e assinala uma etapa crucial para a estratégia empresarial sustentável da Mercedes-Benz na transição para a produção exclusiva de veículos elétricos.

No futuro, a fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz em Kuppenheim irá abranger todos os passos: desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias.

O processo hidrometalúrgico com uma taxa de recuperação superior a 96 % permite uma verdadeira economia circular das matérias-primas para o fabrico de baterias. A Mercedes-Benz está a cooperar com o parceiro tecnológico Primobius (consórcio entre a empresa de engenharia mecânica alemã SMS Group e a empresa australiana criadora do projeto Neometals).

No âmbito do abrangente projeto de investigação científica, todo o processo de reciclagem de baterias também é considerado, onde se incluem, entre outros, o desenvolvimento dos conceitos de logística, a reciclagem sustentável das valiosas matérias-primas e a reintegração dos materiais reciclados na produção de novas baterias. Desta forma, os parceiros estão a dar um importante contributo para a expansão futura da indústria de reciclagem de baterias na Alemanha.

A fábrica-piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais reciclados serão reintroduzidos no ciclo de reciclagem para a produção de mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos da Mercedes-Benz.

Com base nos resultados de investigação da fábrica-piloto, os volumes de produção podem ser expandidos no médio e longo prazo.

Fonte: AutoGear Brasil

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.