PUBLICIDADE

João Azevêdo participa de reunião da Executiva Nacional do PSB: partido aprova federação com PDT e Solidariedade

A Executiva Nacional do PSB aprovou início de negociações com PDT e Solidariedade para formar uma federação partidária. A intenção é fechar um acordo já para as eleições municipais de 2024.

A decisão foi tomada nesse quinta-feira (9), em reunião da legenda, em Brasília, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro Márcio França (Portos e Aeroportos), e de governadores do PSB, entre estes João Azevêdo (PB), da Paraíba.

Para fechar o acordo, PDT e Solidariedade precisam autorizar formalmente a aliança.

Antes, o PSB chegou a negociar até 2022 uma federação com PT, PC do B e PV, mas acabou ficando fora. Havia sinais de possível hegemonia petista, que tem bancadas maiores no Senado e na Câmara Federal.

A perspectiva agora é outra e um acordo deve sair porque o partido tem tamanho semelhante ao PDT. A bancada pessebista tem 14 integrantes na Câmara Federal, enquanto a do PDT tem 17. O Solidariedade tem só 3 deputados.

A aliança, caso concretizada, terá 34 deputados federais e 7 senadores, sem contar possíveis migrações.

Federações

Federações são estruturas que permitem aos partidos somar seus desempenhos para eleger deputados e vereadores, além de baterem juntos a cláusula de desempenho que regula acesso ao Fundo Partidário. Os partidos integrantes também precisam lançar em conjunto as candidaturas ao Executivo.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.