PUBLICIDADE

Trump, que alegou fraude na eleição, é investigado por fraude fiscal e suborno

Por Valter Nogueira

Quem disso usa, disso cuida; o cobrador contumaz é mau pagador! Estas entre outras máximas populares caem como que uma luva em Donald Trump – ex-presidente dos Estados Unidos que, a cada dia, se torna figura folclórica, cujo passado e presente o condenam.

Primeiro, pra citar os fatos mais recentes, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, denunciou o ex-presidente Donald Trump por fraudes fiscais cometidas ao longo de ao menos uma década. Eric, Donald Jr. e Ivanka, filhos de Trump, também são alvos do processo.

Agora, Trump é acusado formalmente em investigação criminal sobre pagamento de suborno a atriz pornô.

É a primeira vez que um ex-presidente dos Estados Unidos enfrenta acusações criminais na história americana.

Durante a campanha presidencial de 2016, Donald Trump falsificou registros financeiros de um pagamento feito à atriz pornô Stormy Daniels. Ele tentou comprar o silêncio dela por US$ 130 mil.

Detalhe

Ao contrário de Trump, que fez acusações sem provas, a Justiça americana já conta com provas robustas contra Donald.

Eleição

No período pré-eleitoral, Trump perdeu apoio dentro do seu próprio partido – Republicanos. Quem tornou público esse detalhe foi o grupo político liderado pelo ex-presidente republicano George W. Bush.

Trump foi eleito graças ao esforço do Republicanos, mas quando chegou ao poder botou as garras de fora – usou da máxima: eu quero, eu mando eu posso. E desconsiderou os aliados.

Todavia, esqueceu que, adiante, iria precisar dos aliados para a sua reeleição.

Os correligionários, maltratados, disseram: “me aguarde!”. Na reeleição de Donald, deram o troco ao “todo poderoso”.

Alertado que poderia perder a eleição, Trump – que sofre de síndrome de filho único – não aceitou a realidade. Aí, recorreu a uma saída que parecia honrosa, mas que agora se mostra infame: lançou mão de Fakes News para dizer que  a eleição seria fraudada – acusando, inclusive, fraude em estados tradicionalmente republicanos.

Resultado

Foi defenestrado da Casa Branca

Última

O pior é que, pessoa do tipo Trump, fez discípulos mundo afora, inclusive, no Brasil.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.