PUBLICIDADE

Sindicato dos Jornalista publica nota em repúdio a possível assédio moral contra profissionais

Por meio de nota publicada nesta terça-feira (16), o Sindicato dos Jornalista Profissionais da Paraíba expressa repúdio ao que classifica de “assédio moral” praticado pelo Sistema Correio contra jornalistas da empresa, como forma de pressionar tais profissionais a aceitarem uma carga horária superior à prevista.

Na publicação, o Sindicato diz, ainda, que o Sistema pressiona os profissionais, também, a atuarem em outras plataformas que não aquelas para as quais foram contratados originalmente.

Confira a nota:

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

NOTA DE REPÚDIO

o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba repudia a prática de assédio moral mais uma vez registrada no Sistema Correio da Paraíba como forma de intimidar e pressionar os jornalistas a aceitarem uma carga horária superior à prevista e ainda atuarem em outras plataformas que não aquelas para as quais foram contratados originalmente.

A pretexto de promover uma interação entre os diversos veículos do Sistema, a gerente de conteúdo multiplataforma, Jailma Simone, tem hostilizado e constrangido profissionais para atenderem uma demanda que excede suas atribuições, sem qualquer contrapartida remuneratória.

O Sindicato dos Jornalistas repudia a reincidência do Correio da Paraíba na propagação de um ambiente de desrespeito e exploração desumana da mão de obra dos profissionais jornalistas que já atuam em equipes demasiadamente enxutas e que agora são empurrados a abraçarem cargas horárias que seriam de outros colegas, que foram demitidos e, para isso, os ameaçam com a perda do emprego.

Lamentamos que ao invés de valorizar seu quadro remanescente de funcionários, o Correio promova um ambiente de terror e salientamos que manteremos a vigilância e cobraremos providências em caso de qualquer afronta aos direitos dos jornalistas.

A DIRETORIA

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.