O Governo da Paraíba, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) e Secretaria de Desenvolvimento Humano, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, realizará na próxima terça-feira (6), das 08:00 até às 13:00, o Dia da D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, no pátio da Instituição.
O evento tem como objetivo reunir empresas parceiras que buscam inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Neste dia, as empresas estarão atendendo as pessoas com deficiência, tanto fazendo entrevistas, como articulando a colocação delas nas vagas que, por direito, pertencem a elas e serão viabilizadas através dessa articulação.
Para se candidatar a uma vaga de emprego, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar os seguintes documentos: RG ; CPF; comprovante de residência; carteira de trabalho, laudo médico do SUS atualizado; currículo atualizado e carteira de reservista para homens.
O Dia D da Empregabilidade é conduzido pela FIUNAD, através da CAD, que é a porta de entrada das pessoas com deficiência na Instituição e também responde pela ampliação das possibilidades de inclusão social delas através da profissionalização e atividades produtivas, promovendo a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
Os indicadores evidenciam o avanço do trabalho FUNAD/CAD, reafirmando o compromisso do Governo do Estado, em ampliar a política de atendimento e fomento no setor de colocação das PcD’s do Estado da Paraíba. No ano passado, 295 pessoas com deficiência conquistaram seus empregos através da FUNAD. Este ano, até agora, 112 já foram colocadas no mercado. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 83 981039687.
Para a presidente Simone Jordão, presidente da FUNAD, o Dia D da Empregabilidade coroa o êxito de uma parceria importante entre o Governo do Estado/FUNAD , as Instituições e as empresas parceiras. Ela destacou o trabalho da CAD e setor de educação, com formação profissional e encaminhamento ao mercado, garantindo um direito tão importante.
“O acesso ao trabalho é um direito constitucional para todas as pessoas com deficiência, assegurando a elas, autonomia e qualidade de vida. As barreiras ainda são muitas, mas o Governo do Estado tem ampliado e reforçado a luta por essa garantia dos direitos e no dia D, estaremos de mãos dadas, para que tenhamos êxito e os indicadores aumentem ainda mais”, disse Simone Jordão.