O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) e suas secretarias, realizou nesta quinta e sexta-feira (20), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o Seminário Procad-Suas / Busca Ativa.
O evento teve o objetivo de apresentar o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema da Assistência Social (Procad-Suas), uma estratégia emergencial, com abrangência nacional, pactuada entre os entes federados, que visa à regularização da base de Dados do Cadastro Único e à inclusão de famílias mais vulneráveis para criar oportunidade de acesso a serviços, benefícios e programas sociais.
Na Paraíba, atualmente, mais de 1,1 milhão de famílias estão no CadÚnico, das quais mais de 680 mil são beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Destinado aos gestores municipais, secretários de Assistência Social, coordenadores e técnicos do CadÚnico e da Socioassistencial, o Seminário aconteceu com a participação de mais de 650 pessoas com representação dos 223 municípios paraibanos.
Na abertura, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou o compromisso do Governo do Estado, que tem o papel de auxiliar e monitorar a execução da Busca Ativa nos municípios.
“Precisamos corrigir essas inconsistências, não cometer injustiça social, cadastrar os quilombolas, corrigir as discrepâncias com o povo cigano, com as mulheres das periferias, do Sertão, do Semiárido e do Cariri. O CadÚnico é que vai ofertar as informações necessárias para que os prefeitos possam dirigir a sua gestão pública”, evidenciou a secretária.